Drivers
O que é um Driver ?
Mistério dos Drivers:
Muitas vezes ouvimos a palavra driver. Mas será que realmente sabemos seu significado? Se você tem uma placa (rede, vídeo etc) instalada em seu computador, certamente a mesma precisará se comunicar com o sistema operacional. Este por sua vez envia as instruções para quando e como o equipamento deve se comportar. Resumidamente, os drivers servem de "plataforma" para a comunicação entre o sistema operacional e o hardware, ou seja, são programas que fazem os componentes funcionarem de forma adequada com o sistema.
Nas placas de vídeo, por exemplo, o driver é essencial, pois para a reprodução de jogos e vídeos são executadas instruções bastante complexas que sem este não poderiam ser realizadas. Para instalar os drivers, basta inserir o cd que veio junto com o hardware e seguir as instruções. Os drivers podem também ser encontrados no site do fabricante, caso não se tenha o cd, mas para isso é necessário saber a marca e o modelo da peça.
Drivers Básicos
Ao final da instalação do Windows e preocupado em como fazer a placa de vídeo funcionar adequadamente o sistema operacional solicita, através de uma janela, a instalação do driver. Isso não é um problema, pois o Windows tem drivers genéricos de funcionamento universal, que servem exatamente para que você prepare seu computador com os drivers complementares.
Sistema Operacional
Instale sempre os driver fornecidos pelo fabricante do componente e compatíveis com o sistema operacional. Lembrando que, por exemplo, no Windows 7, certos fabricantes de equipamentos de idade mais avançada podem não dar suporte para esse novo sistema. Esse problema geralmente ocorre devido à incompatibilidade, pois um driver para o Windows 2000 em geral será diferente do driver para o Windows XP ou Vista. Já o Linux é totalmente aberto. Os usuários que tiverem maior conhecimento em programação podem criar drivers e programas totalmente compatíveis com o sistema operacional.
Sistema versão 64 bits
Com o surgimento dos sistemas operacionais de 64 bits, os drivers tiveram de sofrer alterações também. É muito comum haver incompatibilidades quando se utiliza algum sistema de 64 bits, visto que alguns fabricantes de placas e componentes não criaram versões de seus drivers para os novos sistemas (Vista 64 bits e XP 64 bits). No Linux o problema já não é tão grande (para quem está habituado ao uso), pois o sistema sempre teve uma maior capacidade para a comunicação com itens de hardware. Se você ainda está apenas testando alguma versão do Linux, ou ainda é novato, você não vai achar tão simples fazer o sistema detectar suas placas. Em geral os únicos drivers que o Linux não conseguirá detectar são os das placas de vídeo (como as da AMD ATI e da NVIDIA), ou das placas não muito conhecidas no mercado.
Notbook utiliza drivers diferentes?
É bem difícil encontrar drivers que servem tanto para notebook quanto para um desktop, isso é devido principalmente pelas peças do notebook ser portáteis. Os computadores comuns têm muito mais espaço para circulação de ar e para armazenar dispositivos extras, já os notebooks, geralmente, vêm limitados a ter os componentes sempre acoplados para esquentar pouco e não ocupar espaço algum, sendo que poucos tem opção para um upgrade.
Atualize sempre seus drivers
Sempre atualize seus drivers, pois muitos programas novos só irão funcionar perfeitamente com um driver recente, tudo isso devido a novos recursos e tecnologias. Os desenvolvedores nunca irão conseguir criar um driver definitivo devido a tamanha variedade de programas lançados. Não importa qual seja o componente, ter a última versão instalada sempre é o mais recomendável. Ainda que as versões anteriores dos drivers pareçam mais rápidas, a última é a única que oferece total compatibilidade com novos aplicativos e, com certeza, é a única que trará menos dores de cabeça a você.
by Brida Linnea Luny Acksteen